Critérios de avaliação de uso e abuso de substâncias químicas segundo DSM-5/2013
Critérios para transtornos relacionados ao uso de substâncias químicas segundo DSM-5
( Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), foi publicado em 18 de maio de 2013 e é a versão atual do manual.)
Um padrão mal-adaptativo de uso da substância levando a prejuízo ou sofrimento clinicamente significativo, manifestado por dois (ou mais) dos seguintes critérios, ocorrendo a qualquer momento no mesmo período de 12 meses:
- A substância é frequentemente consumida em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido.
- Existe um desejo persistente ou esforços mal-sucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso da substância.
- Muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção da substância, na utilização ou na recuperação de seus efeitos.
- Fissura, desejo intenso ou urgência em consumir a substância (craving).
- Uso recorrente da substância resultando em fracasso para cumprir obrigações importantes relativas a seu papel no trabalho, na escola ou em casa.
- O uso da substância continua, apesar de problemas sociais ou interpessoais persistentes ou recorrentes causados ou exacerbados pelos seus efeitos.
- Importantes atividades sociais, ocupacionais ou recreativas são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso da substância.
- Uso recorrente da substância em situações nas quais isto representa perigo físico.
- O uso da substância continua, apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pelo uso.
- Tolerância, definida por qualquer um dos seguintes aspectos:(a) necessidade de quantidades progressivamente maiores da substância para adquirir a intoxicação ou efeito desejado;
(b) acentuada redução do efeito com uso continuado da mesma quantidade da substância. - Abstinência, manifestada por qualquer dos seguintes aspectos:(a) síndrome de abstinência característica para a substância;
(b) a substância é consumida para aliviar ou evitar sintomas de abstinência.
A classificação da gravidade do transtorno baseia-se na quantidade de critérios acima preenchidos pelo indivíduo, sendo:
Leve: presença de 2 a 3 sintomas
Moderada: presença de 4 a 5 sintomas
Grave: presença de 6 ou mais sintomas